De dentro para fora: Como nasce a empatia?
3º Congresso de Educação Emocional

De Dentro para fora - Como nasce a Empatia?
- Sabendo que as emoções desempenham um papel importante nas nossas funções cognitivas e comportamentais quotidianas, é importante não só conhecê-las mas também desenvolver um pensamento crítico sobre elas.
- Com o tema da Empatia, este ano procurámos promover o debate entre investigadores e profissionais da área da saúde, educação, justiça e política, com vista a refletir a importância de um olhar sobre o outro, não só nestas vertentes como na sociedade em geral.
- Desde pequenas, as crianças são capazes de sentir todas as emoções e é através da empatia que conseguem vivenciar, de uma forma diferenciada, as experiências dos outros e aprender com elas. Só assim conseguirão crescer tornando-se pessoas melhores, compreendendo que nem tudo é exatamente como sentem, pensam ou veem.
Foi com enorme agrado que se realizou o 2º Congresso de Educação Emocional nos dias 5 e 6 de maio de 2017, fruto da parceria entre o Jardim-Escola João de Deus em Leiria, Associação Escola das Emoções e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL).